AS FASES DA VIDA

O objetivo dessa página é fornecer informações sobre a síndrome de Down durante o pré-natal, a primeira infância, os anos escolares, a idade adulta e os estágios da maturidade.

PRÉ-NATAL: ANTES DE DAR À LUZ

Se você recebeu um diagnóstico de que o seu bebê tem síndrome de Down, é importante lembrar que nada que você ou seu parceiro fizeram antes ou durante a gravidez fez com que seu filho tenha síndrome de Down. Isso acontece nos estágios iniciais da divisão celular na concepção e é algo que a ciência médica ainda não entende completamente. Não importa qual tipo de síndrome de Down seu filho tenha, os efeitos do material genético extra serão exclusivos para eles. Eles terão suas próprias forças, gostos, desgostos, talentos, personalidade e temperamento. Síndrome de Down é apenas uma parte de quem eles são.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Nos primeiros anos, os bebês com síndrome de Down precisarão de tudo aquilo que todos os bebês precisam: carinho, nutrição e amor. Eles crescerão, aprenderão e se desenvolverão, atingindo marcos da infância no seu próprio ritmo. Embora seu bebê possa ter algumas características físicas comuns a pessoas com síndrome de Down, ele também se parecerá com membros de sua família. Seu bebê também precisa de assistência médica, um ambiente de aprendizado rico e estimulante e a companhia de familiares e amigos. É importante entender algumas das características comuns dos bebês com síndrome de Down, incluindo possíveis problemas de saúde e desenvolvimento.

ENSINO REGULAR, SIM

O ensino regular é um passo fundamental no desenvolvimento psicoafetivo e no processo de socialização.  Todos em uma escola fazem parte do ambiente de aprendizagem inclusivo, e os educadores precisam estar dispostos a trabalhar como parte de uma equipe e estar abertos a buscar vários métodos de ensino e aprendizagem. A alfabetização pode acontecer em qualquer idade independente de quem você seja. E por isso que acreditar no potencial deles é o fator mais crítico relacionado ao sucesso de jovens estudantes com síndrome de Down. É muito importante também o acompanhamento da família e amigos durante os anos escolares para saber se o aluno está passando por alguma dificuldade. Alunos com síndrome de Down são alunos capazes e irão progredir no seu próprio tempo. O programa escolar do seu filho deve incluir também planos de emprego, vida independente, educação pós-secundária e educação sexual. A atenção a essas questões ajuda a garantir uma vida de contribuição, cidadania engajada e relacionamentos significativos para seu filho. Uma ótima fonte de informação é o projeto Diversa, especializado em educação inclusiva. No site da organização, é possível ter acesso a  relatos de educadores, vídeos, artigos e muitas notícias. Saiba mais!

IDADE ADULTA: RECONHECIMENTO E INDEPÊNDENCIA

Hoje, existem milhares de jovens adultos com síndrome de Down que são donos do seu próprio negócio, chegaram as universidades, casaram, tem filhos e conquistaram a autonomia. Alguns desejam trabalhar em empresas, enquanto outros preferem estudar ou ter o seu próprio negócio. Independente de qual seja o sonho, adultos com síndrome de Down têm muitas habilidades e devem ser apoiados para que possam fazer suas próprias escolhas sobre o que desejam fazer. A família precisa acreditar nas suas potencialidades pois esse apoio é extremamente importante para um futuro desenvolvimento profissional da pessoa com síndrome de Down. Porém, e importante entender que independente de deficiência, profissão e religião, o mais importante para uma pessoa com síndrome de Down é que ela seja feliz fazendo suas próprias escolhas.

A MATURIDADE É PARA TODOS

Os adultos com síndrome de Down estão atingindo a terceira idade em uma base regular e estão habitualmente vivendo mais de 70 anos. Embora haja muitos marcos interessantes que acompanham o envelhecimento, a velhice pode trazer desafios para os quais os adultos com síndrome de Down e seus familiares podem não se sentir adequadamente preparados. Para aproveitar todos os aspectos maravilhosos de uma vida mais longa, é importante ser proativo e aprender sobre as questões que podem estar por vir.

Enquanto você pode ter ficado surpreso ao saber que seu bebê tem síndrome de Down, saiba que eles serão uma adição maravilhosa à sua família e que você não está sozinho.
Eles terão suas próprias forças, gostos, talentos e personalidades. Síndrome de Down é apenas um detalhe.
Entenda o impacto positivo que a contratação de pessoas com deficiência trazem para uma empresa.
Criamos um espaço para pensar fora da caixa. Inspire-se com depoimentos de quem faz inclusão na prática.