CAPACITANDO PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN

Quando as pessoas com síndrome de Down são incluídas em todos os aspectos da sociedade, incluindo a oportunidade de trabalhar, a sociedade desenvolve. Fatos comprovam que quando pessoas com deficiência são empregadas e apoiadas em seu trabalho, o negócio prospera. A consultoria McKinsey&Company, em parceria com o Instituto Alana, lançou um relatório inédito sobre os impactos positivos das pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho. Saiba mais!

Segundo a Lei de Cotas (Lei nº 8213/1991), quando uma empresa possui entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas tornam-se garantidas a pessoas com deficiência. A porcentagem pode também variar de acordo com o número total de contratados, chegando a um máximo de 5% caso haja mais de 1.001 funcionários. Apesar da obrigatoriedade legal, a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal ainda esta em processo de crescimento. Saiba mais!

Quando uma pessoa com deficiência intelectual recebe uma oportunidade de emprego, é essencial o apoio da família nesse momento tão importante. Todos os pais e mães querem proteger o seu filho, e na área da deficiência intelectual, há uma proteção necessária, mas não há uma crença nas potencialidades de aprendizagem para o desempenho de funções. A família precisa acreditar nas suas potencialidades pois esse apoio é extremamente importante para um futuro desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência intelectual. Procuramos sempre apoiar empresas a contratar trabalhadores adultos com deficiência intelectual pois sabemos que tal inclusão impacta e transforma empresas de uma forma muito positiva. Clique aqui e assista o episodio da Geração 21 que fala sobre o jovem Fernando Barbosa, que foi contratado pelo Hospital Mãe de Deus e já se tornou referência entre os colegas de trabalho.

Hoje em dia, é comum as empresas encontrarem dificuldades na hora de realizar o planejamento do programa de inclusão de pessoas com deficiência. Muitas vezes isso acontece devido a toda responsabilidade do programa ficar a cargo do Recursos Humanos, que na maioria das vezes possui dúvidas ou recebe pouco apoio de outras áreas. Acreditamos que todos os colaboradores têm um papel importante dentro do programa de inclusão, e cada um pode ajudar a promover uma relação efetiva e humanizada da empresa com o colaborador com deficiência. Por esse motivo que a informação sobre o tema deficiência, através de treinamentos e palestras, são ótimas alternativas para promover uma mudança positiva dentro da empresa.

O Grupo Cromossomo 21  trabalha com palestras personalizadas para empresas sobre inclusão, superação e diversidade. As nossas palestras conseguem revelar na prática, de que maneira a presença das pessoas com deficiência intelectual impacta positivamente em empresas e famílias, aumentando a liderança, respeito às individualidades, tolerância e transformando positivamente a sociedade.

Enquanto você pode ter ficado surpreso ao saber que seu bebê tem síndrome de Down, saiba que eles serão uma adição maravilhosa à sua família e que você não está sozinho.

Eles terão suas próprias forças, gostos, talentos e personalidades. Síndrome de Down é apenas um detalhe.

Entenda o impacto positivo que a contratação de pessoas com deficiência trazem para uma empresa.

Criamos um espaço para pensar fora da caixa. Inspire-se com depoimentos de quem faz inclusão na prática.