Nosso Time

Nosso Time

Nosso time acredita na diversidade e na quebra de paradigmas e trabalhamos para que esta mudança aconteça. Saiba quem somos:

Fundador do Instituto Cromossomo 21

Alex Duarte

Educador Social

Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências. É fundador do Instituto Cromossomo 21, autor de cinco livros e palestrante há quinze anos na área de inclusão/diversidade. Eleito como cidadão brasileiro pela Academia De Letras e Ciências de São Paulo, também estagiou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down. Alex é o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho em Gramado. Também atuou como professor do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, pelo Governo Federal e no programa Escola Aberta para todos no Estado do RS.  Já fez carreira como diretor de cinema e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood e exibido comercialmente nos cinemas do Brasil. Alex também desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, objeto de pesquisa científica em andamento através do neurocientista Fernando Gomes e neurocientista Mari Silva.

Assessoria, Jornalismo e contato

Mateus Souza

Assessora do Instituto C21

Mateus Souza é relações públicas, assessor e parceiro do Instituto Cromossomo 21. Também trabalha como Influenciador Digital, Modelo Plus Size e em outros projetos de inclusão.

Daniela Zancan

Assessora do Instituto C21

Daniela Zancan é jornalista, formada pela UNIJUÍ e professora de língua inglesa com mais de 15 anos de experiência. Adora aprender sobre novas culturas, estudar novas línguas e mora na Holanda.

Equipe Voluntária de apoio e orientação em projetos

Fernando Gomes Pinto

Cientista, pesquisador e apoiador do Instituto Cromossomo 21

Autor de 8 livros
Fernando Gomes é cientista, neurocirurgião e professor.  Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo,  é Professor Livre Docente pela Disciplina de Neurocirurgia da FMUSP (2013) e  Doutor em Neurotraumatologia Experimental pela FMUSP (2007). Também é pós-Graduado em Neurocirurgia Pediátrica pela World Federation of Neurosurgical Societies (2004-2006), Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN (2002), e possui Residência Médica em Neurologia e Neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – HC FMUSP (1998-2003). É Chefe do Grupo de Hidrodinâmica Cerebral do IPQ HCFMUSP e Coordenador do Núcleo de Cranioestenose e Assimetrias Cranianas do Hospital Infantil Sabará.

Carina Souza

Consultora e Apoiadora no Instituto Cromossomo 21

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação (UFRGS), Pedagoga (IESA-Santo Ângelo RS), especialista em Psicopedagogia (UPF-Passo Fundo RS), com formação em Clínica Psicopedagógica pela Escola Psicopedagógica de Alícia Fernandez, (EPSIBA Buenos Aires). Pesquisadora integrante do NUPPEC – Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação & Cultura, da UFRGS. Carina também é acadêmica do curso de Psicologia (URI-Santo Ângelo). Coordena o Núcleo de Acessibilidade e integra o Núcleo de Atendimento Especializado da URI Campus Santo Ângelo. Atua em consultório Psicopedagógico Clinico particular e é parceira do projeto Cromossomo 21 com a geração de conteúdos.

Vinicius Streda

Aluno da Expedição, consultor e apoiador do Instituto Cromossomo 21

Vinicius Streda é escritor, ativista e palestrante. Participou de várias iniciativas do Instituto Cromossomo 21, como filmes, palestras e cursos. Também integra a equipe do Instituto Meta social e da Federação Brasileira das Associações da Síndrome de Down.

Priscila Castro

Neurocientista, Consultora e Apoiadora do Instituto Cromossomo 21

É assessora de Educação Inclusiva e co- fundadora da Plataforma Sofia, start-up em desenvolvimento premiada pela Singularity University. Há 20 aos se dedica a trabalhar como especialista em dificuldades de aprendizagem, atraso do desenvolvimento, síndromes genéticas, desordens neurológicas e dificuldades de aprendizagem, auxiloando estudantes, escolas e famílias. Implementou o Laboratório de Informática e Tecnolgoia Assistiva da APAE de São Caetano e atuou por 6 anos como pedagoga dos etor educacional em atendimento educacional  especializado com crianças e adolescentes na APE