PROGRAMA DE IMERSÃO- EXPEDIÇÃO 21
A Expedição 21 é um programa de imersão para pessoas com síndrome de Down, com foco no desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão na vida adulta. Além de se transformar em objeto de pesquisa científica, a experiência também virou tema de documentário. Conheça alguns dos resultados do programa:
Além de incentivar a tomada de decisão, a Expedição 21 é uma oportunidade para o adulto com síndrome de Down vivenciar o dia-dia de quem mora sozinho. As vivências proporcionadas pelo projeto, acabam influenciando no dia- dia dos participantes, O participante da primeira Expedição 21, Vinicius Treda, em comum acordo com os pais, começou a morar sozinho logo após passar pela Expedição.
Este é um programa destinado exclusivamente para os participantes da Expedição 21, que recebem oportunidades de ingressar no mercado de trabalho. As empresas apoiadoras e parceiras do Instituto Cromossomo 21, estão dispostas a acreditar no potencial de adultos com síndrome de Down, além das cotas. Mais do que isso, pensando não só na oportunidade de trabalho, mas também em um plano de carreira que valoriza a competência da pessoa com deficiência intelectual, além de cargos apenas operacionais.
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências. É fundador do Instituto Cromossomo 21, autor de cinco livros e palestrante há quinze anos na área de inclusão/diversidade. Eleito como cidadão brasileiro pela Academia De Letras e Ciências de São Paulo, também estagiou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down. Alex é o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. Também atuou como professor do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, pelo Governo Federal e no programa Escola Aberta para todos no Estado do RS. Fez carreira como diretor de cinema e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood e exibido comercialmente nos cinemas do Brasil. Alex também desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, objeto de pesquisa científica em andamento pela Universidade de São Paulo-USP através do neurocientista Fernando Gomes e equipe.