O 21 de março marca o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi celebrada no Senado com um evento múltiplo, com apresentações artísticas, debates e exposições temáticas. O tema deste ano foi Conosco, Não por Nós: Nós Somos o Que Queremos, destacando a importância da autonomia e da participação ativa das pessoas com Síndrome de Down na sociedade. O Instituto Cromossomo 21 esteve representado pelo seu fundador, Alex Duarte, que foi acompanhado pelo seus alunos do programa da Expedição 21, Vitória Mesquita, Ivy Faria, Caio Freitas e Jessica Mendes. A celebração, que acontece desde 2011, foi organizada pelo senador Romário (PL-RJ). Ele abriu a mesa de debates falando sobre a mudança que a filha Ivy Farias, que tem Síndrome de Down, ocasionou na sua vida.
— Dizem que quando nasce um filho, nasce um pai. No parto da Ivy, eu já tinha sido pai cinco vezes, e a Ivy me fez renascer melhor. Aprendi que a vida é muito mais do que aparência, rótulos e no que o amor verdadeiro se baseia —declarou.
Ivy falou sobre a participação no reality show Expedição 21,dedicado a pessoas com Síndrome de Down, e debater o tema Nós decidimos ser felizes.
—Estar aqui com vocês, fazendo essa festa todos os anos, é uma conquista nossa. O que queremos é ser feliz, e vocês estarem conosco, brigando por nossas conquistas é fundamental. Obrigada — disse.
Fonte: Agência Senado
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências. É fundador do Instituto Cromossomo 21, autor de cinco livros e palestrante há quinze anos na área de inclusão/diversidade. Eleito como cidadão brasileiro pela Academia De Letras e Ciências de São Paulo, também estagiou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down. Alex é o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. Também atuou como professor do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, pelo Governo Federal e no programa Escola Aberta para todos no Estado do RS. Fez carreira como diretor de cinema e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood e exibido comercialmente nos cinemas do Brasil. Alex também desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, objeto de pesquisa científica em andamento pela Universidade de São Paulo-USP através do neurocientista Fernando Gomes e equipe.
Sorry, the comment form is closed at this time.