Inscrições para a próxima Expedição 21 encerram no dia 28 de janeiro

A Expedição 21- Programa de Imersão que estimula a autonomia de adultos com síndrome de Down está com suas inscrições abertas. Se você é maior de idade, tem síndrome de Down, pode se inscrever gratuitamente pelo link: https://cromossomo21.com.br/inscricao-expedicao-21/  Para efetivar a sua inscrição é simples. Basta preencher o formulário, gravar um vídeo respondendo: Por que você deve ser selecionado(a) para a Expedição 21?. Suba o vídeo em alguma plataforma: exemplo: Drive, youtube, etc… e compartilhe o link no formulário. Este ano, a previsão é que aconteça mais de uma edição.

O QUE É A EXPEDIÇÃO- O programa oferece uma experiência inovadora para adultos com deficiência intelectual, fora do ambiente familiar e da sua rotina, ao simular uma sociedade inclusiva, que aposta, autoriza e foca nas potencialidades. Durante quatro dias, os participantes precisam tomar suas próprias decisões, resolver conflitos, criar estratégias, ter pensamento crítico, lidar com a convivência e principalmente ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador para viver a fase adulta com autonomia e responsabilidades.

A falta de oportunidades adequada às dificuldades encontradas em cada marco do desenvolvimento humano, associada a um ambiente pouco desafiador e de superproteção, podem ocasionar na ausência de autonomia que são essenciais para o desenvolvimento cognitivo de qualquer indivíduo. “Muitas vezes, a pessoa com síndrome de Down, não consegue identificar o resultado de suas ações durante as experiências diárias devido a uma rotina de proteção. A Expedição 21 é uma experiência que nos mostra a influência da acessibilidade comunicacional e de um ambiente positivo no desenvolvimento de cada participante e as implicações no comportamento emocional para a construção da autonomia”, explicou Alex Duarte, criador do programa.

PESQUISA CIENTÍFICA- A implicação positiva do programa não para por aí. As grandes transformações também podem ser notadas na relação com os familiares. Por conta disso, o projeto foi transformado em um documentário educativo, premiado em festivais do Brasil e também no Exterior, e que hoje pode ser assistido na Amazon Prime.  As evidências na melhora comportamental dos participantes chamaram a atenção do Neurocientista e médico Fernando Gomes, da Universidade de São Paulo-USP. Acompanhado da sua aluna, a neurocientista Marilene Silva, eles assistiram os desdobramentos da segunda edição da Expedição 21, realizada em 2022, com o intuito de investigar as transformações ocorridas na imersão, para fins de pesquisa cientifica. A previsão é que a pesquisa seja divulgada em março de 2024, com objetivo de mostrar como um ambiente com acessibilidade é capaz de melhorar a estima de pessoas com síndrome de Down e potencializar a sua autonomia.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.