Programa de imersão Expedição 21 vai virar objeto de pesquisa científica

Programa de imersão Expedição 21 vai virar objeto de pesquisa científica

A

Expedição 21 é um programa de imersão que estimula a autonomia e a tomada de decisão para adultos com síndrome de Down, criado pelo Educador Social, Alex Duarte. O projeto está na sua segunda edição e apresentou resultados significativos na vida dos participantes.

Por conta dos excelentes resultados na vida dos participantes após a Expedição 21, o neurocientista Dr Fernando Gomes e a pesquisadora e cientista Mari Silva, acompanharam os desdobramentos da segunda edição, para avaliar o impacto da experiência na vida dos participantes e seus familiares. “A 2ª. Edição da Expedição 21 nos trouxe a oportunidade de observar o desempenho de jovens e adultos com deficiência intelectual fora do seu ambiente familiar e principalmente fora da sua rotina. Tendo que tomar decisões, resolver conflitos, criar estratégias de jogo, ter pensamento crítico, e ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador”, destacou Mari.

Foram realizados estudos específicos como Vineland e WASI. Segundo Dr Fernando Gomes, “foi  uma oportunidade para avaliarmos o comportamento adaptativo dos participantes. Para isso, os candidatos e seus familiares, foram entrevistados antes e após a imersão. Esses dados poderão nos mostrar a influência do ambiente no desenvolvimento cognitivo, assim como o recurso da acessibilidade e suas implicações no comportamento socioemocional, motivação e autoestima dos participantes”

A pesquisa científica será apresentada para grandes instituições que trabalham com foco na educação inclusiva e fará parte também de uma série documental de seis episódios, que será lançada nas plataformas digitais.

No Comments

Post A Comment