A
Expedição 21 é um programa de imersão que estimula a autonomia e a tomada de decisão para adultos com síndrome de Down, criado pelo Educador Social, Alex Duarte. O projeto está na sua segunda edição e apresentou resultados significativos na vida dos participantes.
Por conta dos excelentes resultados na vida dos participantes após a Expedição 21, o neurocientista Dr Fernando Gomes e a pesquisadora e cientista Mari Silva, acompanharam os desdobramentos da segunda edição, para avaliar o impacto da experiência na vida dos participantes e seus familiares. “A 2ª. Edição da Expedição 21 nos trouxe a oportunidade de observar o desempenho de jovens e adultos com deficiência intelectual fora do seu ambiente familiar e principalmente fora da sua rotina. Tendo que tomar decisões, resolver conflitos, criar estratégias de jogo, ter pensamento crítico, e ser responsável por si e pelo outro. Um momento único e desafiador”, destacou Mari.
Foram realizados estudos específicos como Vineland e WASI. Segundo Dr Fernando Gomes, “foi uma oportunidade para avaliarmos o comportamento adaptativo dos participantes. Para isso, os candidatos e seus familiares, foram entrevistados antes e após a imersão. Esses dados poderão nos mostrar a influência do ambiente no desenvolvimento cognitivo, assim como o recurso da acessibilidade e suas implicações no comportamento socioemocional, motivação e autoestima dos participantes”
A pesquisa científica será apresentada para grandes instituições que trabalham com foco na educação inclusiva e fará parte também de uma série documental de seis episódios, que será lançada nas plataformas digitais.
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, pós graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências. É fundador do Instituto Cromossomo 21, autor de cinco livros e palestrante há quinze anos na área de inclusão/diversidade. Eleito como cidadão brasileiro pela Academia De Letras e Ciências de São Paulo, também estagiou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo dia internacional da Síndrome de Down. Alex é o primeiro jovem no HAITI a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. Também atuou como professor do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, pelo Governo Federal e no programa Escola Aberta para todos no Estado do RS. Fez carreira como diretor de cinema e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood e exibido comercialmente nos cinemas do Brasil. Alex também desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual no programa Expedição 21, objeto de pesquisa científica em andamento pela Universidade de São Paulo-USP através do neurocientista Fernando Gomes e equipe.
No Comments